terça-feira, 19 de abril de 2011

Resumo: 3 meses

Mais um mês passou voando (pra variar!) e Gabriel na quinta-feira (dia 21/04) completa 4 meses de vida. Fiquei aqui pensando hoje, se a minha licença ainda fosse a de 4 meses estaria muito perto de voltar ao trabalho. Só mais uns diazinhos de férias e tchau: escolinha. Não estou nada preparada para isso e na verdade nem sei se vou ficar. Dá um aperto no coração só de pensar, mas isso deve ficar para um outro post, mais para frente. Esse aqui é para comentar as coisas importantes e divertidas que aconteceram no decorrer do terceiro mês.
Gabriel está super esperto. Continua quase não chorando (quando quer as coisas ele resmunga, uma graça!). Já dormia a noite toda desde os dois meses, mas as vezes fica agitado lá pelas 4 ou 5h da manhã. Aí eu tenho que levantar e dar a chupeta pra ele não acordar.
Tem dias que ele resolve mamar de picadinho. Mama por uns 5 ou 6min e passada uma hora já está com fome de novo. Estávamos preocupados achando que ele estava mamando pouco e que poderia perder peso, mas peso ele não perdeu, não. Segunda-feira temos consulta com a pediatra e vamos ver como está seu desenvolvimento. Espero que esteja tudo bem. Falando em mamar, dei a primeira mamadeira pra ele (com o leite tirado do peito, é claro). Ele estava no colo do pai e no começo não sabia pegar o bico e foi ficando irritado. Aí eu o coloquei no peito e depois que começou a mamar transferi para a mamadeira: deu certo! Precisava fazer isso, pois tenho um compromisso e ficarei longe por algumas horas e minha mãe cuidará dele. Ele mamando na mamadeira fico mais tranquila quando tiver essas emergências. De qualquer forma, o que é mais importante (o leite materno) continua.
Por causa desse avanço (mamar na mamadeira), conseguimos sair para jantar no restaurante. Podem me chamar de fresca, chata ou o que for, mas tenho pavor de amamentar em público. Não gosto e não faço mesmo. Até então só tínhamos comido em shopping que é rápido e dá tempo de voltar para a mamada. Agora, com a mamadeira, estamos livres para saídas longas onde não tenha local adequado para amamentar. Li que para terceirizar esse serviço era importante outra pessoa dar a mamadeira (senão ele pode continuar acostumado à mãe e não adianta nada) então dessa segunda vez deixei com o Renato. Deu certo. Como no sábado eu tinha um churrasco pra ir (era no meu condomínio mesmo, mas como a churrasqueira fica bem longe das torres achei melhor tirar o leite pra não ficar indo e voltando com o bebê). Dessa vez deixei a minha mãe dar o leite já que na próxima semana ela ficará com ele sozinho. Agora ele já está expert!
Gabriel começou a reclamar se fica muito tempo sozinho. Ele quer que a gente converse e brinque com ele a toda hora. No período da tarde (que ele é mais ativo e fica mais tempo acordado) não consigo fazer nada. É só conversando com ele e admirando o sorriso banguela mais lindo do mundo. Por falar em sorriso... Gabriel deu sua primeira gargalhada. Foi no dia 25/03, sentado no colo da mamãe, brincando com a vovó Vera (minha mãe). Fiquei tão emocionada que quase chorei. De vez em quando a gente consegue arrancar uma gargalhada dele, mas ainda não consegui filmar. Quando pego a máquina ele pára pra ficar olhando o que está acontecendo.
Ele já descobriu a mão. No começo do terceiro mês ele passava vários minutos com o braço levantado, olhando para a mão dele, tanto aberta quanto fechada. Agora ele ADORA ficar com a mão na boca. Toda hora. Depois ele aprendeu também a segurar uma mão com a outra e a cruzar as mãos. Tão bonitinho. Já consegue segurar as coisas e adora puxar para o rosto dele tudo quanto é pano (paninho de boca, cobertor, mantinha) e ficar mordendo. Ele ganhou do pai dele um macaquinho (é da Fisher Price e foi amor a primeira vista quando o Gabriel viu na Ri Happy, abriu um sorrisão) que normalmente fica pendurado no trocador (para acalmá-lo nas trocas) e ele adora puxar a folhinha que o macaco segura na mão ou então os mordedores que o macaco tem na outra mão. Pura diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário