sábado, 6 de novembro de 2010

Correria

Minha vida tem sido uma correria e mal tenho tempo de atualizar o blog. Aconteceram tantas coisas nas últimas semanas... logo logo venho colocar mais postagens com as novidades. Por enquanto aí vai um resumo da 32º semana que começou ontem!

32ª semana

O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm e seu peso é de 1800g. (Será? Com 29/30 semanas ele já estava com 1600g!)

O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada.

Movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas você sente os movimentos bem fortes. (Menos??? Que nada, ele ainda se mexe muito e bastante forte... tem vezes que até levo susto! É impressionante... e não me canso de olhar a barriga mexer...)

O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo. (Preciso me pesar de novo... no último mês ganhei só 700g... será que continua assim?)

As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas. (Não percebo nada... agora não sei se ainda não estou tendo ou se não soube identificar... só sinto de vez em quando leves chutinhos em espaço de tempo iguais entre um e outro e falaram para o Rê que é o bebê soluçando... faz muito sentido, pois parece mesmo um soluço)

A partir de agora, as suas consultas pré-natais devem ser quinzenais, pelo risco de surgimento de patologias como a pré-eclâmpsia (Pressão arterial ³ 140x90, associada a edema e à presença de proteínas na urina) e o trabalho de parto prematuro. Por isso, devem ser novamente solicitados o hemograma, exame de urina e de sífilis. (Minha próxima consulta está marcada para o dia 22/11... em relação a pressão está tudo bem de acordo com as últimas duas consultas: 11X7... qto ao hemograma falarei em outro post)

Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso fetal estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal. (Meu médico já me fez o pedido de outro US para fazer alguns dias antes da consulta. Tenho feito praticamente um por mês)

Pediatra
Já está na hora de escolher aquele que te orientará nos procedimentos com o seu bebê por alguns anos: o pediatra.

Procure indicações, peça informações com parentes, amigas e seu médico de confiança.

Depois de selecionado alguns nomes, marque uma entrevista com cada um deles. Escolha o que te passar maior segurança, confiança e credibilidade.

(Ainda não escolhi nenhum... alguém tem alguma sugestão?)





Nenhum comentário:

Postar um comentário